Logo Alexander Kopelman

Currículo - Dr. Alexander Kopelman

Responsável pelo Centro de Endometriose do Hospital Santa Catarina

Graduação e Residência médica na Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina

Doutorado: Disciplina de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina
Título: "Análise da expressão gênica no epitélio endocervical de mulheres com endometriose profunda"

Mestrado: Disciplina de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina
Título: “Análise da imunoexpressão das isoformas A e B do receptor de progesterona no endométrio de mulheres com endometriose”

Médico do Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina

Responsável pela Unidade de Laparoscopia do Setor de Planejamento Familiar da UNIFESP

Membro da Sociedade Européia de Reprodução humana - ESHRE

Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana

TEGO pela Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia

Certificado de Atuação na área de Endoscopia Ginecológica, dado pela Associação Médica Brasileira e Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia


Dr. Alexander Kopelman atua em seu consultório e como coordenador do centro de endometriose do Hospital Santa Catarina tratando mulheres com quadros de dor pélvica e/ou infertilidade, resultantes desta complexa doença.

Centro de endometriose do Hospital Santa Catarina
A unidade conta com equipe composta não só por médicos especialistas em endometriose mas também por psicólogas, nutricionistas e fisioterapeutas. Esta composição multidisciplinar segue o modelo definido nos principais congressos mundiais que tratam do assunto. O centro oferece infraestrutura completa para tratar a doença desde o diagnóstico até o tratamento.

Os profissionais que atuam no Centro de Endometriose contam com a expertise e uma infraestrutura de excelência para a realização dos procedimentos minimamente invasivos como a cirurgia laparoscópica, quando esta é necessária.

Dr. Alexander Kopelman

Dr. Alexander Kopelman

Dr. Alexander Kopelman

Como é o tratamento?

O tratamento da infertilidade na endometriose será tratado no link específico acima. O tratamento das dores, por sua vez, pode ser medicamentoso ou cirúrgico, por meio da videolaparoscopia. Cada mulher deverá passar por avaliação clínica minuciosa e, em alguns casos, realizar exames de imagem (ultrassom ou ressonância magnética). Só assim o médico poderá definir se a paciente apresenta um caso leve ou avançado, qual a localização dos implantes endometrióticos, se são superficiais ou profundos e outras características.

Essas informações, juntamente com a história da paciente , sua idade e desejo reprodutivo imediato ou tardio vão permitir ao médico propor o tratamento ideal.