Laparoscopia

A Laparoscopia ou Videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva e a melhor opção no tratamento cirúrgico da endometriose, já que permite ao cirurgião identificar lesões pequenas não visíveis na cirurgia convencional, além de proporcionar recuperação bem mais rápida, com mínima dor no pós operatório. A internação pode ser feita no dia anterior ou, em alguns casos, horas antes do início. É obrigatório nesse tipo de cirurgia o uso de anestesia geral.

O procedimento é realizado através de duas punções de 5 milímetros localizadas em cada lado da região pélvica, por onde o cirurgião entra com as pinças que permitem a retirada das lesões.

Uma terceira punção é realizada aproveitando-se a cicatriz umbilical . É através dela que o cirurgião entra com uma câmera para visualizar os órgãos pélvicos durante o procedimento. Para afastar os orgãos internos, utiliza-se o gás carbônico, formando o pneumoperitônio. O gás é completamente retirado ao final do procedimento.

Em procedimentos de alta complexidade, como a cirurgia da endometriose profunda, utilizamos, também, uma punção de 5 milímetros perto da pubis, exatamente no meio das duas demonstradas na figura acima.

A maioria das mulheres recebe alta um dia após a cirurgia e volta às suas atividades normais em 5 a 7 dias. Procedimentos mais complexos exigem um tempo maior de internação e retorno mais lento à rotina.

As informações contidas neste site devem ser utilizadas apenas como orientação para as mulheres e familiares. Para qualquer forma de diagnóstico e definição do tratamento, um médico especialista deverá ser consultado.

Endometriose © 2012. Direitos reservados.

Última Atualização: 24/Jul/2012

Valid XHTML 1.0 Transitional