Aspectos Emocionais na Endometriose

Os desafios emocionais enfrentados pelas mulheres com endometriose superam, por vezes, a dor física.

As dores muito intensas não provocam nenhuma manifestação visível, o que leva parceiros e familiares a pensarem, com o passar do tempo, que o problema é mais psicológico que físico, ou seja, que a mulher está exagerando.

Com isso, deixam de apoiá-la da melhor forma. Convivendo por tanto tempo com a dor, torna-se difícil à mulher cumprir com as exigências da maternidade, do trabalho, do relacionamento e, principalmente, manter o interesse sexual.

Da mesma forma, depois que já teve filhos, é difícil para a mulher que convive com as dores pélvicas manter a animação e o interesse esperados na assistência às crianças.

Quando não tem filhos, a mulher convive com um fantasma, exageradamente colocado pela mídia, que é a dúvida quanto à possibilidade de engravidar.

Por esses motivos, é muito comum ouvir minhas pacientes contando que se sentem mal compreendidas.

E é por isso que sempre incentivo a presença de parceiros e familiares nas consultas.

Uma angústia vivenciada por muitas mulheres com endometriose é o receio de que a doença seja ou se transforme em câncer.

Esse medo fica maior nos casos de endometriose profunda intestinal ou na bexiga. É importante deixar bem claro: a endometriose não é câncer.

Isso vale igualmente para os casos de endometriose avançada e profunda.

ùltimos posts

  • Estudo avalia por que o tratamento hormonal não funciona para algumas mulheresMaio 18, 2020 - 7:18 pm

    Dados de estudos clínicos sugerem que quase um terço das mulheres com endometriose não respondem a esse tipo de medicação com alívio da cólica. Um estudo realizado por Mishra et al. do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde Reprodutiva, Mumbai, Índia,   caracterizou as mudanças na expressão de receptores de hormônios esteróides (estrógeno e progesterona) nas […]

  • Uso prolongado de pílulas para tratar endometriose reduz a fertilidade ?Fevereiro 26, 2020 - 12:15 pm

    Uma questão comum entre  mulheres com endometriose utilizando contraceptivos hormonais, ou seja as pílulas, é se o uso prolongado dessas medicações para tratar clinicamente a endometriose pode afetar negativamente sua fertilidade no futuro. Existem duas formas de utilizar as pílulas com objetivo de tratar endometriose, a forma contínua ou com pausa. Segundo estudos as duas […]

  • Endometriose e mioma podem ter base genética comumFevereiro 3, 2020 - 2:09 am

    Estudo publicado na revista “Nature Communications”, revelou que a endometriose e os miomas uterinos podem resultar de base genética semelhante. Os resultados sugerem que mulheres com endometriose têm maior probabilidade de desenvolver miomas. Neste estudo foi realizada uma análise de associação ampla do genoma (também chamada de GWAS) para miomas, buscando procurar em todo o […]

Siga o Dr. Alexander

Sangramento Uterino Anormal

Estudo avalia por que o tratamento hormonal não funciona para algumas mulheres

Dados de estudos clínicos sugerem que quase um terço das mulheres com endometriose não respondem a esse tipo de medicação com alívio da cólica. Um estudo realizado por Mishra et al. do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde Reprodutiva,…
Sangramento Uterino Anormal

Uso prolongado de pílulas para tratar endometriose reduz a fertilidade ?

Uma questão comum entre  mulheres com endometriose utilizando contraceptivos hormonais, ou seja as pílulas, é se o uso prolongado dessas medicações para tratar clinicamente a endometriose pode afetar negativamente sua fertilidade no futuro. Existem…
Sangramento Uterino Anormal

Endometriose e mioma podem ter base genética comum

Estudo publicado na revista "Nature Communications", revelou que a endometriose e os miomas uterinos podem resultar de base genética semelhante. Os resultados sugerem que mulheres com endometriose têm maior probabilidade de desenvolver miomas. Neste…
Sangramento Uterino Anormal

Estudo sobre endometriose e enxaqueca

Estudo realizado na França mostra maior risco de endometriose profunda em mulheres com enxaqueca A relação entre endometriose e enxaqueca já foi demonstrada por diversos estudos nos últimos anos. Porém, até o momento, nenhum havia…
Sangramento Uterino Anormal

Sangramento Uterino Anormal

Quando estão próximos do endométrio ou no meio do miométrio (músculo uterino) levam à iregularidade menstrual, o que não ocorre na forma subserosa, costuma apresentar resposta insuficiente ao tratamento com pílulas, levando milhares de mulheres...