Aspectos Emocionais na Endometriose

Os desafios emocionais enfrentados pelas mulheres com endometriose superam, por vezes, a dor física.

As dores muito intensas não provocam nenhuma manifestação visível, o que leva parceiros e familiares a pensarem, com o passar do tempo, que o problema é mais psicológico que físico, ou seja, que a mulher está exagerando.

Com isso, deixam de apoiá-la da melhor forma. Convivendo por tanto tempo com a dor, torna-se difícil à mulher cumprir com as exigências da maternidade, do trabalho, do relacionamento e, principalmente, manter o interesse sexual.

Da mesma forma, depois que já teve filhos, é difícil para a mulher que convive com as dores pélvicas manter a animação e o interesse esperados na assistência às crianças.

Quando não tem filhos, a mulher convive com um fantasma, exageradamente colocado pela mídia, que é a dúvida quanto à possibilidade de engravidar.

Por esses motivos, é muito comum ouvir minhas pacientes contando que se sentem mal compreendidas.

E é por isso que sempre incentivo a presença de parceiros e familiares nas consultas.

Uma angústia vivenciada por muitas mulheres com endometriose é o receio de que a doença seja ou se transforme em câncer.

Esse medo fica maior nos casos de endometriose profunda intestinal ou na bexiga. É importante deixar bem claro: a endometriose não é câncer.

Isso vale igualmente para os casos de endometriose avançada e profunda.

ùltimos posts

  • Sangramento Uterino AnormalSangramento Uterino AnormalFevereiro 5, 2019 - 5:44 pm

    Quando estão próximos do endométrio ou no meio do miométrio (músculo uterino) levam à iregularidade menstrual, o que não ocorre na forma subserosa, costuma apresentar resposta insuficiente ao tratamento com pílulas, levando milhares de mulheres…

  • Aspectos emocionais da endometrioseAspectos Emocionais na EndometrioseFevereiro 5, 2019 - 4:42 pm

    Uma angústia vivenciada por muitas mulheres com endometriose é o receio de que a doença seja ou se transforme em câncer. Esse medo fica maior nos casos de endometriose profunda intestinal ou na bexiga…

  • Dor na pélvicaDor PélvicaFevereiro 5, 2019 - 2:30 pm

    O cisto hemorrágico surge com freqüência em todas as mulheres e é indolor. A dor só acontece quando o mesmo se rompe liberando quantidade moderada de sangue na cavidade pélvica próximo ao ovário…

Siga o Dr. Alexander

Sangramento Uterino Anormal

Sangramento Uterino Anormal

Quando estão próximos do endométrio ou no meio do miométrio (músculo uterino) levam à iregularidade menstrual, o que não ocorre na forma subserosa, costuma apresentar resposta insuficiente ao tratamento com pílulas, levando milhares de mulheres...
Aspectos emocionais da endometriose

Aspectos Emocionais na Endometriose

Uma angústia vivenciada por muitas mulheres com endometriose é o receio de que a doença seja ou se transforme em câncer. Esse medo fica maior nos casos de endometriose profunda intestinal ou na bexiga...
Dor na pélvica

Dor Pélvica

O cisto hemorrágico surge com freqüência em todas as mulheres e é indolor. A dor só acontece quando o mesmo se rompe liberando quantidade moderada de sangue na cavidade pélvica próximo ao ovário...
Consulta endometriose

Endometriose: Tratamento e Cura

Segundo estudos recentes, algumas características determinam essa propensão a desenvolver a doença. Uma é a menor capacidade do sistema imunológico em combater as células endometriais que alcançam a região pélvica.
Novidades da Ciencia

Novidades Científicas

Um estudo, realizado em 2011 na França, mostrou, nas mulheres que utilizaram pílulas para melhorar a cólica menstrual, um risco aumentado de apresentarem endometriose. Este risco é maior quando a cólica não melhorou mesmo depois de começar a utilizar alguma pílula.