Dor pélvica aguda

As principais causas de dor pélvica aguda são as gestações ectópicas tubárias e os cistos hemorrágicos rotos.

O quadro clínico mais comum é a dor súbita na região inferior da pelve, de forte intensidade levando a mulher a procurar um pronto atendimento.

A gravidez tubária provoca dor pélvica de intensidade leve ou moderada, que dura dias ou semanas.

Com o crescimento do tecido embrionário pode ocorrer rotura tubária, quando então a dor se intensifica severamente graças ao quadro de hemorragia que se instala.

O tratamento nestes casos é sempre cirúrgico por laparoscopia.

O cisto hemorrágico surge com freqüência em todas as mulheres e é indolor. A dor só acontece quando o mesmo se rompe liberando quantidade moderada de sangue na cavidade pélvica próximo ao ovário.

O tratamento pode ser clínico com analgésico e anti-inflamatório ou cirúrgico. A equipe médica decide a melhor opção após avaliação clínica rigorosa e exames complementares.

Outras causas mais raras de dor pélvica aguda são: Torções de ovário e a doença inflamatória pélvica, cada uma correspondendo a cerca de 3 % dos episódios.

ùltimos posts

  • Estudo avalia por que o tratamento hormonal não funciona para algumas mulheresMaio 18, 2020 - 7:18 pm

    Dados de estudos clínicos sugerem que quase um terço das mulheres com endometriose não respondem a esse tipo de medicação com alívio da cólica. Um estudo realizado por Mishra et al. do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde Reprodutiva, Mumbai, Índia,   caracterizou as mudanças na expressão de receptores de hormônios esteróides (estrógeno e progesterona) nas […]

  • Uso prolongado de pílulas para tratar endometriose reduz a fertilidade ?Fevereiro 26, 2020 - 12:15 pm

    Uma questão comum entre  mulheres com endometriose utilizando contraceptivos hormonais, ou seja as pílulas, é se o uso prolongado dessas medicações para tratar clinicamente a endometriose pode afetar negativamente sua fertilidade no futuro. Existem duas formas de utilizar as pílulas com objetivo de tratar endometriose, a forma contínua ou com pausa. Segundo estudos as duas […]

  • Endometriose e mioma podem ter base genética comumFevereiro 3, 2020 - 2:09 am

    Estudo publicado na revista “Nature Communications”, revelou que a endometriose e os miomas uterinos podem resultar de base genética semelhante. Os resultados sugerem que mulheres com endometriose têm maior probabilidade de desenvolver miomas. Neste estudo foi realizada uma análise de associação ampla do genoma (também chamada de GWAS) para miomas, buscando procurar em todo o […]

Siga o Dr. Alexander

Sangramento Uterino Anormal

Estudo avalia por que o tratamento hormonal não funciona para algumas mulheres

Dados de estudos clínicos sugerem que quase um terço das mulheres com endometriose não respondem a esse tipo de medicação com alívio da cólica. Um estudo realizado por Mishra et al. do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde Reprodutiva,…
Sangramento Uterino Anormal

Uso prolongado de pílulas para tratar endometriose reduz a fertilidade ?

Uma questão comum entre  mulheres com endometriose utilizando contraceptivos hormonais, ou seja as pílulas, é se o uso prolongado dessas medicações para tratar clinicamente a endometriose pode afetar negativamente sua fertilidade no futuro. Existem…
Sangramento Uterino Anormal

Endometriose e mioma podem ter base genética comum

Estudo publicado na revista "Nature Communications", revelou que a endometriose e os miomas uterinos podem resultar de base genética semelhante. Os resultados sugerem que mulheres com endometriose têm maior probabilidade de desenvolver miomas. Neste…
Sangramento Uterino Anormal

Estudo sobre endometriose e enxaqueca

Estudo realizado na França mostra maior risco de endometriose profunda em mulheres com enxaqueca A relação entre endometriose e enxaqueca já foi demonstrada por diversos estudos nos últimos anos. Porém, até o momento, nenhum havia…
Sangramento Uterino Anormal

Sangramento Uterino Anormal

Quando estão próximos do endométrio ou no meio do miométrio (músculo uterino) levam à iregularidade menstrual, o que não ocorre na forma subserosa, costuma apresentar resposta insuficiente ao tratamento com pílulas, levando milhares de mulheres...